Amplie sua rede de contatos em 4, 3, 2, 1….

Amplie sua rede de contatos em 4, 3, 2, 1….

Rede de contatos é fundamental para qualquer empreendedor. Não tem jeito, sem ela as chances de você crescer profissionalmente são pequenas, ou, se você crescer, será muito mais lentamente que seria se tivesse um bom networking.

Se você leu esse primeiro parágrafo e já desanimou porque não sabe nem por onde começar, então temos uma ótima notícia: continue por aqui porque separamos algumas dicas para ajudar você a ampliar sua lista para, claro, fechar novos (e bons) negócios!

1 – Tenha um perfil no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional na qual pessoas criam seus perfis baseados em experiências profissionais, educação, cursos realizados e por aí vai. Hoje em dia é também visto como um banco de currículos e muitas agências recrutadoras, e até áreas de RH, fazem seleções de candidatos por lá.

Além disso, o LinkedIn é ótimo para aumentar o networking e ampliar o conhecimento, uma vez que ele permite que você se conecte com outros profissionais, leia artigos, fique por dentro de eventos da sua área etc. Para que você realmente consiga formar uma rede de contatos pela rede social, é importante mostrar-se presente, comentando e/ou compartilhando posts interessantes, mostrando seu ponto de vista sobre assuntos que você domina e compartilhando informações relevantes no seu próprio perfil.

Se você ainda não tem uma conta no LinkedIn, então assim que terminar a leitura deste artigo recomendamos que tire uns minutos e faça seu cadastro na rede.

2 – Invista um tempo no “olho no olho”

Falamos sobre LinkedIn e, com isso, entramos no mundo online. Mas, você já ouviu falar em relacionamento offline? Pois é, a boa e velha tática de olho no olho e troca de cartões ainda funciona. Por isso, é importante participar de eventos, conferências ou feiras que proporcionem a ampliação da rede de contatos. Outra maneira de aumentar o networking é trabalhando em coworkings, pois esses espaços têm como missão conectar pessoas.

Seja em eventos ou em outros locais, tenha em mente que quando falamos em “olho no olho” estamos falando também em iniciar e/ou manter uma boa conversa. Fale sobre você, mas escute mais o que o outro tem a dizer. Se possível, mostre-se disponível para ajudar seja indicando algum contato, contribuindo com informações que estejam no seu rol de conhecimento ou colocando-se à disposição.

Sabe aquela máxima de que “qualidade é melhor do que quantidade”? Pois bem, assim como ter diversos contatos no LinkedIn não significa ter um bom networking, o mesmo se aplica em situações “olho no olho”. Distribuir cartões apenas por distribuir não faz muito sentido.

A dica aqui é: invista um tempo conversando com as pessoas. Relacionar-se é diferente de apenas conhecer, pois o primeiro caso exige atenção e dedicação, e é a partir de bons relacionamentos que surgem boas redes de contatos.

3 – Nutra relacionamentos

Precisou de algo, lembrou da pessoa e foi correndo ligar para ela. Certo? Depende. Não seja aquele tipo de pessoa que só lembra de alguém quando deu algum problema. Faça-se presente em redes sociais (e na vida real se possível), esteja disponível para ajudar e compartilhe tudo que possa ser do interesse de seus colegas.

4 – Saia de casa

O LinkedIn é uma boa opção para dar um “up” na sua rede de contatos. Eventos também são uma boa, mas se você ficar escondido na sua casa, vai concordar que será um pouco difícil fazer networking, não é mesmo?

De vez em quando você pode ir trabalhar em algum café, mas como esse tipo de ambiente não é 100% voltado para negócios, não é exatamente o lugar mais ideal para ampliar sua rede de contatos. Para isso, os espaços de trabalho compartilhado são os mais indicados. Além de serem estruturados para dar um empurrãozinho aos negócios, cada espaço possui ações que intensificam o networking.

Aqui no Bonjour, por exemplo, além de realizar eventos de confraternização, nós temos o Club Bonjour, uma seleção especial de serviços oferecidos por coworkers para coworkers. Por meio dele o profissional oferece um serviço, amplia sua rede de contatos e dá um ponta pé inicial para novos negócios surgirem.

Mas, não esqueça: redes de contatos dependem de você

Aqui demos três dicas que achamos fundamentais para ajudar você a ampliar sua rede de contatos. No entanto, entendemos que nada disso funciona em um passe de mágica. É importante você estar aberto ao networking e ter paciência para nutrir as relações que forem surgindo. Dependendo da sua personalidade, sabemos que a missão pode ser um pouco mais difícil, mas lembre-se que uma das regras do empreendedor bem-sucedido é: relacione-se!

Então, deixe seus medos e timidez de lado e comece o quanto antes a manter contato com outros profissionais. Você vai ver que no final é você que será o grande vencedor. E se você acha que este artigo pode ajudar alguém, fique à vontade para compartilhá-lo. Até a próxima!

Adicione um comentário