Dicas de música para produtividade: aperte o play e aumente o foco

Dicas de música para produtividade: aperte o play e aumente o foco

Seja no chuveiro ou no carro, a verdade é que “quem canta seus males espanta”. A música consegue comunicar de uma maneira tão poderosa que os gregos acreditavam que ela era capaz de purificar o corpo e o espírito, curar doenças e trazer poderes mágicos. A própria etimologia da palavra diz isso: em grego, “música” significa “a arte das musas”. Ou seja: é o símbolo da perfeição.

Ouvimos música para dar aquele “up” no humor, passar o tempo, fazer alguma atividade física, relaxar e até para curtir um momento só nosso. Especialistas dizem que uma boa melodia ajuda no tratamento de doenças e muitos indicam música para acalmar bebês, reduzir a depressão, aliviar a ansiedade e tratar da insônia. É tanta coisa boa que é praticamente impossível imaginar uma vida sem música. Mas, você sabia que além do que foi dito aqui a música ajuda também na produtividade?

O poder da música

Em 1972, um estudo publicado no Applied Ergonomics concluiu que a música é eficaz em aumentar a eficiência de trabalhos repetitivos. Em 2005, uma pesquisa do Journal of Psychology of Music mostrou que os desenvolvedores de software tiveram melhora no humor, mais qualidade de trabalho e aumento de eficiência ao ouvir música. Já em 2012, um estudo do The Journal of Consumer Research sugeriu que ouvir o ruído ambiente – cerca de 70 decibéis (barulho de um aspirador de pó) – ajuda nos processos criativos.

Esses são apenas alguns exemplos de pesquisas conduzidas com o objetivo de entender o poder da música. Quando falamos da prática, isto é, da hora de colocar os fones do ouvido e produzir, cada gênero afeta o cérebro de alguma maneira.

Como escolher a música para produtividade?

O que aumenta a produtividade para uns pode não ser indicado para outros, mas basicamente existem alguns princípios a serem seguidos na hora de escolher sua playlist de música para produtividade.

Em primeiro lugar, tudo depende do que você está fazendo. Por exemplo, se você está escrevendo, ouvir música com letras pode ser um forte distrator, pois seu cérebro passa a operar no modo multitarefa (é como se alguém estivesse conversando com você enquanto você lê). Nesse caso, é bem provável que você leve um pouco mais de tempo para concluir uma tarefa.

Para atividades de alta concentração, um estudo conduzido pela Dra. Emma Gray, do Serviço de Aconselhamento Britânico, junto com o Spotify, concluiu que músicas entre 50-80 batidas por minuto levam o cérebro a um estado alpha, deixando a mente calma, alerta e concentrada.

Para trabalhos mais mentais e complexos (aqueles que exigem muito foco), a música clássica ou instrumental são as mais indicadas. Já quando você precisa fazer algo repetitivo, simples e rotineiro, músicas com letras dão uma boa injeção de ânimo.

Dicas de música para produtividade

O site focus@will oferece um serviço para indicar o tipo de música para produtividade de acordo com os conhecimentos da neurociência (o serviço é pago, mas é possível fazer um período teste gratuito). E se você utiliza o Spotify, então já deve ter visto uma variedade de sugestões de músicas para produtividade. Algumas playlists:

Claro que quando falamos de música a discussão pode render bastante, afinal, cada um tem um gosto (e gosto não se discute, não é mesmo?). Além disso, ao entrarmos no terreno de música para produtividade também sabemos que existem pessoas que conseguem escrever, por exemplo, e ouvir música com letras sem que isso afete a capacidade de concentração.

Aqui demos apenas algumas sugestões e nos baseamos em informações extraídas dos estudos que citamos. Fique à vontade para compartilhar com a gente sua playlist, ou para contar sobre como a música influencia a maneira que você trabalha.

E já que estamos falando de dicas, vamos sair do mundo musical e entrar no universo da literatura. Já conferiu nossas dicas de livros para empreendedores? Se você tiver interesse em saber mais, clique aqui e leia o post com várias sugestões que poderão te ajudar (ou ajudar alguém que você conheça). Até a próxima!

Adicione um comentário