Precisando de dicas de livros para empreendedores? Confira aqui!

Precisando de dicas de livros para empreendedores? Confira aqui!

Empreender não é tarefa fácil. Só quem está nessa jornada sabe que ter seu próprio negócio é como uma faca de dois gumes. Se por um lado existe aquela sensação de “dirigir seu próprio destino” e a liberdade de “ser seu próprio patrão”, por outro você tem que abrir mão de muita coisa no começo para colocar o negócio nos eixos.

Empreender requer muito mais do que habilidades gerenciais e técnicas para conseguir dar conta do recado. Como sabemos disso muito bem, neste post daremos algumas dicas de livros para empreendedores que sabem que ter um negócio é ter não apenas diferentes habilidades, mas também visões diversificadas.

Dicas de livros para empreendedores

Para darmos boas dicas, temos que falar com quem entende do assunto (e gosta de ler). Por isso, convidamos um dos sócios do Bonjour Coworking, o Jorge Henrique Weigmann, que vai contar sobre as obras que mais o influenciaram. Para deixar tudo mais organizado, vamos separar as dicas nas categorias:

  • Biografias
  • Pense fora da caixa
  • Conhecendo como o ser humano funciona
  • Evoluindo sempre
  • Diversão

Vamos ver o que o Jorge tem para nos contar?

Biografias

“Recentemente li a biografia do Antônio Ermírio de Moraes. Conhecer um pouco do dia a dia de um dos maiores empresários da história do país e descobrir seu envolvimento em áreas como política e teatro foram muito inspiradoras.

Outra que li este ano foi a de Elon Musk. Aqui é interessante ver que o que é possível e o que é impossível varia de pessoa para pessoa. E o mais legal é ver um sul-africano sendo a maior referência de inovação nos EUA.

Por fim, recomendo muito Satisfação Garantida. Nesse livro o autor Tony Hsieh, fundador da Zappos, conta a sua história de forma descontraída, divertida e direta ao ponto. Você se sente próximo dele o tempo todo, além de aprender muito sobre empreendedorismo com um empreendedor que começou (muito) cedo.”

Sugestões de livros:

  • Antônio Ermírio de Moraes – Memórias de um diário confidencial
  • Elon Musk – Como o Ceo Bilionário da Spacex e da Tesla Está Moldando Nosso Futuro
  • Satisfação Garantida – No Caminho do Lucro e da Paixão

Pense fora da caixa

Trabalhe 4 Horas por Semana foi um dos livros que li que mais me afetaram. Ele mostra como estamos presos a uma forma de pensar e agir que nos mantém numa rotina de trabalho que muitas vezes não queremos. Além disso, conta o que ele fez para quebrar esse ciclo.

Outro livro importante para o momento que estamos vivendo é Blockchain Revolution. Acredito que essa tecnologia pode ser tão disruptiva quanto a própria internet em si, e o autor consegue ser extremamente didático, fazendo com que até quem nunca ouviu falar de Bitcoin possa aproveitar o livro.”

Sugestões de livros:

  • Trabalhe 4 Horas por Semana
  • Blockchain Revolution

Conhecendo como o ser humano funciona

“Sempre adorei conhecer mais sobre como as pessoas tomam decisões, pensam e se relacionam. Não à toa Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é um dos meus livros preferidos. Mas um dos últimos livros que li conseguiu superá-lo: Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar. Aqui o ganhador do Nobel de economia Daniel Kahneman (por seu trabalho em tomada de decisão) explica, de forma surpreendentemente didática e baseada em dados, como nós tomamos decisões e somos reféns do nosso próprio cérebro.”

Sugestões de livros:

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
  • Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar

Evoluindo sempre

“Gosto de ler livros que proporcionem reflexões internas e foquem em me fazer evoluir como pessoa (muitos considerados de auto-ajuda). Um dos últimos que li e recomendo muito é Primeiro o Mais Importante, do Stephen Covey. A reflexão que ele traz é profunda, mas aliar isso a ferramentas práticas de como organizar seus dias para alcançar o que planeja é sensacional. Outros livros da área que recomendo são O Monge e o Executivo e A Mágica de Pensar Grande.

Sugestões de livros:

  • Primeiro o Mais Importante
  • O Monge e o Executivo
  • A Mágica de Pensar Grande

Diversão

“Dar uma pausa em livros focados no aprendizado apenas para curtir é essencial para que você não perca a vontade (nem o hábito) de ler. Por isso, é importante revezar os livros acima com romances. Eu adoro o gênero investigativo (como Agatha Christie e Sherlock Holmes). O último que li e recomendo muito foi E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie (fui descobrir que ele está entre os livros mais lidos do mundo. Agora entendo o porquê!).”

Sugestão de livros:

  • E Não Sobrou Nenhum

Dica Bônus

Além dos livros, o Jorge também comentou que o hábito da leitura se tornou algo mais forte nele quando começou a perceber que registrar os livros que lia motivava-o a ler ainda mais. “Em uma conversa com amigos, um deles comentou que fazia esses registros em um app chamado Skoob. Resolvi testar e acabei gostando da ideia! Além de registrar, avaliar e comentar os livros que eu li, posso ver as avaliações e comentários de outros usuários, o que me ajuda inclusive a escolher minhas próximas leituras!”.

Gostou das sugestões?

O Jorge nos contou alguns dos livros que mais o influenciaram, mas sabemos que a lista de dicas de livros para empreendedores é grande. Por isso, agora queremos sua ajuda: quais são as suas dicas?

E já que você está aqui, aproveite e confira outros posts do blog do Bonjour. Com certeza eles também te ajudarão nessa jornada do empreendedorismo.

Adicione um comentário